O município de Nova Prata foi contemplado no Programa de Eficiência Energética da RGE, com a alteração das lâmpadas a vapor por LED com um projeto no valor de R$ 1.0037.000. A seleção se deu na modalidade Chamada Pública que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Conforme a secretária de Administração, Patrícia Donadello Lovison, após levantamento detalhado dos pontos de iluminação pública e o atendimento a todos os critérios do edital, a concessionária divulgou que Nova Prata foi contemplada pelo programa. “A seleção e a contemplação do projeto trarão melhora significativa à iluminação pública de Nova Prata e sem qualquer ônus ao Município. A destacar também que apenas cinco projetos foram selecionados entre 22 inscritos na região de abrangência da RGE – explica Patrícia.

O bônus para equipamentos eficientes consiste em uma ação voltada à troca de equipamentos energeticamente ineficientes por outros mais eficientes, em que o recurso do programa financia uma parte do custo do equipamento. O restante desse custo será pago pelo consumidor beneficiado. Esta categoria de projeto tem por objetivo aumentar os resultados e impactos dos projetos de eficiência energética, por meio da compra incentivada de equipamentos mais eficientes, compartilhando custos com o consumidor final.

As lâmpadas de LED são consideradas mais eficientes que as tradicionais, pois produzem a mesma quantidade de iluminação, com mais qualidade e menos gasto de energia. Outra vantagem deste produto é que a vida útil da iluminação de LED pode ser 40 vezes maior do que uma incandescente, o que representa, consequentemente, uma maior economia. O prazo para a execução do projeto é de um ano.

Fonte: Jornal do Comércio – RS

Nova Prata vai receber R$ 1 milhão em melhorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *