Trabalho será realizado dia 29 de setembro. Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental
Antônio Prado, 21 de setembro de 2020 – A RGE completará no final de setembro o projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Antônio Prado. Através do Programa Arborização + Segura serão plantadas 150 mudas de árvores adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população.
O plantio será no dia 29 de setembro, a partir das 8 horas, distribuído com as seguintes espécies:
- 30 mudas de ipê roxo
- 30 mudas de manacá da serra
- 30 mudas de jacarandá
- 20 mudas de ingá-feijão
- 10 mudas de guabiju
- 10 mudas de quaresmeira roxa
- 10 mudas de pata de vaca
- 10 mudas de ipê da várzea
O plantio começará pela avenida 7 de setembro, próximo ao pórtico de entrada da cidade, seguindo pela avenida do Trabalhador, rua Valdomiro Bochese, rua Camilo Marcantônio, próximo à saída para Nova Roma do sul, no terreno do Centro de Eventos e na rua que leva até o local.
O coordenador do Arborização + Segura da RGE, Guilherme Pagliarini, lembra que o programa está em vigor em Antônio Prado desde 2016. “Foram executadas outras etapas, como a assinatura do Termo de Compromisso com a Prefeitura, a verificação dos vegetais já existentes e a análise técnica das árvores que estavam oferecendo riscos e com necessidade de supressão. O programa completo busca não só o embelezamento da cidade, mas a segurança e a sustentabilidade”.
Em 2019 foram plantadas 9.670 árvores em toda a área de concessão, através de parceria com as prefeituras municipais para a substituição de árvores que representam risco à rede elétrica e à população. As árvores são substituídas no mesmo local por outras de porte menor. Espécies de porte maior são plantadas em locais mais adequados.
As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com DAP (Diâmetro à altura do peito) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.
Sobre a RGE
Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.
Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 107 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,8 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (99,94%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 4.304 MW, no final de setembro de 2019.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.