A poda de árvore é uma ação preventiva ou emergencial, podendo ser de remoção completa da árvore ou corte parcial da vegetação. é realizada quando as árvores estão próximas à rede elétrica ou equipamentos, gerando riscos de acidentes ou interrupção do fornecimento de energia. O intuito dessa ação é promover maior segurança à população e qualidade no fornecimento de energia elétrica.

A poda deve ser realizada por uma equipe com treinamento adequado. A distribuidora realiza poda somente quando a vegetação oferece risco iminente de choque elétrico ou interrupção do fornecimento de energia.

A poda de árvore não é de responsabilidade da distribuidora, este serviço deve ser solicitado junto à prefeitura de cada cidade.

Em ambientes públicos a poda é de responsabilidade dos municípios, já em propriedades particulares, a responsabilidade do proprietário do imóvel.

FIQUE ATENTO: Nunca realize podas de árvores próximas à rede elétrica, o choque elétrico pode ser fatal!

Nesta situação, entre em contato pelos canais de atendimento da RGE

Dicas para evitar que a vegetação toque a rede elétrica:
•  Evite plantar árvores próximo à rede elétrica pois quando adultas podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica e até oferecer risco de choque elétrico.
•  Para evitar problemas com a rede elétrica é importante realizar a poda antes da árvore atingir a rede elétrica.
•  Antes de plantar uma árvore na cidade, consulte a legislação ou guia de arborização urbana do município.
•  Caso seja inevitável plantar sobre as redes de distribuição de energia, prefira o plantio de espécies de pequeno porte, pois em sua fase adulta não atingirão a fiação da rede elétrica.
•  É de grande importância a manutenção preventiva e rotineira da arborização evitando interrupções de energia e risco de acidente.

Clique aqui para consultar a legislação de arborização urbana do estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: RGE

Veja o folder da campanha:

Clique aqui para baixar.

 

Assista ao vídeo da campanha:

 

 

Manejo de vegetação e poda preventiva