Valor foi aplicado na troca de 10 mil metros de cabos e instalação de modernos equipamentos que melhoram o fornecimento de energia
Trindade do Sul, 15 de outubro de 2020 – O município de Trindade do Sul recebeu importantes obras de melhoria na rede elétrica, executadas pela RGE neste mês de outubro. As ações oferecem maior robustez à rede e fortalecem o sistema de distribuição de energia. Com investimento de R$ 1,4 milhão a empresa modernizou o sistema de distribuição, com a troca de 10 mil metros de cabos e instalação de um religador automático e um regulador de tensão.
Os novos cabos, instalados em trechos com proximidades com a vegetação, seguem o padrão da empresa, dentro do que há de mais avançado em tecnologia, pois são protegidos, evitando que ao tocar um no outro em dias de vento forte, por exemplo, não ocorra curto-circuito, nem interrupção no fornecimento. Os investimentos da RGE em Trindade do Sul beneficiam diretamente 2,5 mil clientes.
Também foi instalado um religador automático e um regulador de tensão. O religador é um equipamento que permite religar a energia de forma remota, a partir do Centro de Operações da RGE em São Leopoldo, em interrupções que não sejam causadas por danos físicos na rede, reduzindo o tempo de espera pelo cliente. Já o regulador de tensão melhora os níveis de tensão elétrica, evitando oscilações e desconforto aos clientes.
Segundo o Consultor de Negócios da RGE, Jonathan Eduardo Koenemann, as obras visam à manutenção e ao melhoramento da rede de distribuição de energia no município. “Esta ação faz parte do Plano de Manutenção e Expansão executado pela RGE de maneira contínua em toda a área de concessão. A troca de cabos é uma importante melhoria para os clientes de Trindade do Sul, deixando o sistema elétrico ainda mais robusto e seguro”, pontua Koenemann.
Sobre a RGE
Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.
Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 107 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,8 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (99,94%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 4.304 MW, no final de setembro de 2019. A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.