Comprometida com o desenvolvimento do agronegócio e com o estado, a RGE promoveu nos dias 26 e 27 de outubro, em parceira com o Conselho de Consumidores, dois encontros virtuais para apresentação do Plano Safra 2020-2021. O plano, é um conjunto de iniciativas para atender com qualidade, segurança e confiabilidade os produtores rurais, principalmente, da produção de arroz, setor que ganha destaque nesta época do ano, e que está concentrado nos municípios da Fronteira Oeste.
O período da safra é um importante momento do ano, onde 2,4 mil dos 2,9 milhões de clientes da RGE passam a irrigar suas plantações e consomem aproximadamente 500 GW/h em poucos meses. Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer o município de Caxias do Sul por seis meses ou São Leopoldo por um ano. Já a área geográfica de safra corresponde a 28.715 km², em comparação com o município de Porto Alegre, que possui 497 km2, esta área corresponde a dimensão de 58 municípios de Porto Alegre. Neste ano, segundo informações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, há previsão de uma safra 12% superior em relação ao ano anterior.
Das iniciativas apresentadas, para atender esta demanda em uma área bastante significativa e com a máxima qualidade, estão a manutenção preventiva em 823 km redes de distribuição, execução de 6 obras de grande porte, instalação de 1.986 novos medidores com tecnologia de Telemedição e suporte ao atendimento e esclarecimento de dúvidas aos clientes.
Além disto, a RGE apresentou o plano que intensifica o programa de combate a fraudes e furtos. Até outubro deste ano, foram efetuadas 119.364 inspeções em toda área de concessão da empresa, regularizando 17.785 ligações.
Gustavo Tompson Flores, representante do Conselho de Consumidores nos encontros virtuais, salientou que “ os eventos são extremamente válidos e importantes para darmos continuidade na aproximação dos clientes. Além de sanar as dúvidas dos participantes a distribuidora teve a oportunidade de falar sobre os investimentos, processo de leitura, combate às fraudes e canais de atendimento. Assuntos importantes para darmos andamento à próxima safra.” A estrutura de atendimento do Plano Safra vai até o final do verão, quando a lavoura de arroz começa a ser colhida.